Festas Populares

Antonio Nóbrega apresenta novas canções no Carnaval de Recife

Antonio-Nobrega

Artista se apresenta domingo (07/02) no Marco Zero, a partir das 19h30.

 

Novas músicas e duas homenagens fazem parte do roteiro do show de Antonio Nóbrega para o Carnaval de Recife. O artista se apresenta no Marco Zero a partir das 19h30 do domingo (07/02). Nóbrega preparou para o público um espetáculo em que cantará canções originais, recém compostas; lembrará o centenário do Samba e prestará uma homenagem aos Caboclinhos pernambucanos – reverenciando especialmente um dos seus mestres: Zé Alfaiate, criador do Caboclinho Sete Flechas de Recife, um dos mais importantes da cidade.
O Caboclinho é uma das manifestações populares mais presentes no Nordeste, especialmente em Pernambuco. Espetáculo de música e dança cujos figurantes, caboclinhos e caboclinhas, executam danças em grupo de grande força e beleza. As suas indumentárias nos trazem à lembrança a fundamental presença indígena na cultura brasileira. A música, marcada por toques e “baques”, é executada por uma gaita (espécie de flauta tocada frontalmente), o tarol e o caracaxá. Mestre Zé Alfaiate, atualmente com mais de 90 anos, é figura notória na continuidade dessa manifestação. A homenagem de Nóbrega aos Caboclinhos levará ao público as composições Saudação aos Caboclinhos e Chegança (Antonio Nobrega-Wilson Freire), Coroa não é cocar (Chico César) e a peça instrumental Tempo de Caboclinhos (Ernâni Aguiar).
Antonio Nóbrega apresentará também novas composições como Eu que Vivo e Meu Tempo (criadas em parceria com Wilson Freire), além de músicas que marcaram sua carreira. Uma sequência de sambas lembrando o centenário de nascimento do gênero, a ser comemorado este ano, encerra o show. O artista terá a companhia dos sete músicos de sua banda e de cinco bailarinos.

SOBRE ANTONIO NÓBREGA

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.
Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.
SERVIÇO:

Antonio Nóbrega no Carnaval de Recife

Quando: Domingo, 07/12, 19h30

Onde: Marco Zero

ENTRADA FRANCA

Clique para comentar

Comente o que achou deste artigo

Topo